segunda, 31 de maio de 2021 - 11:00h
Monumento Marco Zero do Equador
Conheça o Monumento Onde Passa a Linha Imaginaria do Equador
Por:
Foto: @bruno_sc_tavares
Imagem Aérea Do Monumento Marco Zero

 

                                                                 MONUMENTO MARCO ZERO DO EQUADOR

 

O monumento marco zero do equador tem como base pra sua construção os primeiros relógios solares, onde pelo movimento aparente do sol projeta sua sombra na linha imaginária do equador, através destas projeções podemos constatar o fenômeno do equinócio.

Demarcado inicialmente na década de 1946, construído somente em 1987 tem grande importância para a história do Amapá. O monumento é formado por um relógio do sol e um gigante bloco de concreto, com cerca de 30 metros de altura, que simboliza a divisão dos hemisférios da Terra, a linha imaginária tem 20 metros de comprimento.

Equinócio, uma manifestação em que os raios do sol, no seu movimento aparente, incidem diretamente sobre a linha do Equador. Nesse período, os dias e as noites têm a mesma duração em todo o planeta. A ocorrência desse fenômeno se dá em dois momentos: em março, conhecido como equinócio de Outono ou das Águas, e em setembro, chamado de equinócio da Primavera.

Com uma abertura circular no topo. Nos Equinócios (20/21 de março e 22/23 de setembro), a luz do Sol projeta uma eclipse de luz cujo eixo maior cai exatamente sobre a linha do Equador.

É um dos pontos turísticos mais interessantes da capital, pois Macapá é a única capital do Brasil cortada pela linha imaginária do equador.

Por exemplo:

A medição geodésica de Quito no Equador tem um erro de 300 metros sendo a do Amapá mais precisa, para se chegar a linha em Quito, chega-se a cidade e segue para o interior.

 

EQUILÍBRIO DO OVO

Não tem explicação cientifica, porém dizem que por estar no meio do mundo o ovo se equilibra mais facilmente, devemos lembrar que pode ser equilibrado o ovo em qualquer parte do planeta. Aqui só é mais fácil.

Obs: É um conhecimento tradicional e não exclusivo de Macapá essa prática.

O Marco Zero do Equador é um monumento que está localizado aproximadamente a 4 km da Fortaleza de São José de Macapá, no hemisfério norte; cerca de 17 Km do Porto de Santana, no hemisfério sul e a 2 Km do centro de Macapá.

O Monumento Marco Zero também possui no seu terraço um espaço para shows, estacionamento e loja para venda de produtos locais.

 

EFEITO CORIOLIS

Apesar da força de Coriolis não ser responsável pelos redemoinhos que vemos cotidianamente em pias, banheiras etc, pode produzir notáveis efeitos em outras circunstâncias, como por exemplo:

  1. Sobre massas que se desloquem com grande velocidade (centenas de metros por segundo) em relação à Terra como os projéteis de artilharia. Esses têm a sua trajetória defletida horizontalmente para a esquerda da direção da sua velocidade no hemisfério Sul e para a direita no hemisfério Norte. Os desvios são tanto mais pronunciados quanto mais próximos dos polos os projéteis estejam.
  2. Sobre massas de ar que se movimentam com velocidades da ordem de dezenas de metros por segundo por longos intervalos de tempo, causando assim os já referidos ciclones.
  3. Sobre massas que, apesar de terem baixas velocidades, se movimentam por tempos longos, quase livres de forças horizontais e perpendiculares à velocidade, exceto a de Coriolis. É o caso do pêndulo de Foucault2, que tem o seu plano de oscilação lentamente rotado. O sentido e o período de rotação do plano de oscilação dependem da latitude. Por exemplo, no hemisfério Sul o plano de oscilação gira em sentido anti-horário com período de 24 horas no polo, 48 horas em Porto Alegre (30 graus de latitude Sul) e 107 horas em Salvador (13 graus de latitude Sul).
NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SETUR - Secretaria de Estado de Turismo
Rua Binga Uchôa, 29 - Central, Macapá - AP, 68900-090
(96) 98416-1013
setur@amapa.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
Funcionamento: Segunda à Sexta: Recepção: 8h às 14h
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá